quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

André Cypriano


Um nativo do Brasil, André Cypriano nasceu em 1964 e foi educado numa Universidade em São Paulo, conquistando seu diploma em administração de empresas. Preocupado com as questões ambientais, ele contribuiu com tempo e esforço como o administrador de "Salva Mar" Save the Sea - uma organização brasileira dedicada a salvar as baleias no norte do Brasil.

Em 1990, um ano depois de mudar para os EUA, André começou a estudar fotografia em São Francisco. Desde então, ele completou vários projetos que foram expostos em diversas galerias e museus no Brasil, EUA e Europa.

André foi ganhador de vários prêmios e reconhecimento, dentre eles o Mother Jones Fundo Internacional para Fotografia Documental (Setembro 1999), Bolsa Vitae de Artes em São Paulo (Janeiro 2002), Caracas Think Tank (Janeiro 2003), bem como todas as fotografias do Programa Estradas da National Geographic Sociedade (Outubro 2005). 


Como parte de um projeto de longo prazo, Cypriano começou a documentar estilos de vida tradicionais e práticas de sociedades nos cantos mais remotos do mundo, com uma inclinação em direção ao único e incomum. Até agora, ele já fotografou o povo de Nias, uma Ilha ao Largo da Costa noroeste de Sumatra (Nias- Jumping Stones), os cães de Bali (busca espiritual), a penitenciária infame de Cândido Mendes, no Rio de Janeiro (Rocinha-book publicado pelo SENAC Editoras), bem como as favelas mais importantes do Rio de Janeiro e Caracas ( a Cultura das Cidades Informais). Seus projetos têm sido usados em oficinas educativas.

Atualmente, André Cypriano trabalha como fotógrafo freelancer em Nova York e Rio, e continua a estar envolvido em atividades sociais e culturais.

(FRANCINE PIZETTA LIBARDI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário