sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A fama dos quase sem nome

"Diz que o mundo ia se acabar, pois o mundo se acabou, a derrota de um circo queimado é um mundo representado, porque o mundo é redondo e o circo arrendondado, por este motivo, então, Gentileza não tenha sossegado." ( modinha criada por Gentileza)


Na tarde de 17 de dezembro de 1961, um funcionário demitido do Gran Circus Norte-Americano, em Niterói, ateou fogo à lona durante um espetáculo. Cerca de 400 pessoas morreram, em sua maioria crianças. Seis dias depois, um empresário de nome José da Trino (ou Datrino) deixou tudo o que tinha, incluindo mulher e filhos, para consolar as vítimas. Mudou-se para o local, onde plantou um jardim com flores. 

Nos 35 anos seguintes, andaria pelas ruas, ônibus e barcas do Rio pregando a bondade. Seu lema: gentileza gera gentileza. Quando criança, amansava animais em Cafelândia, interior de São Paulo. Andarilho na Cidade Maravilhosa, dizia-se "amansador dos burros-homens da cidade que não tinham esclarecimento". 

Nos anos 1980 pintou mensagens em 55 pilastras do Viaduto do Caju, próximo à rodoviária da cidade. Meus filhos, bem vindo ao Rio. Gentileza gera gentileza amor beleza perfeição bondade e riqueza. Em 1997 a companhia de limpeza urbana da cidade jogou uma camada de cal em cima dos escritos. Como cantou Marisa Monte na música Gentileza, que o homenageia, só ficou no muro tristeza e tinta fresca. Dois anos depois, o projeto Rio com Gentileza, sob a coordenação do professor Leonardo Guelman, da Universidade Federal Fluminense, iniciou a restauração das pilastras, que receberam proteção especial de poliuretano para aguentarem as intempéries. 

A túnica branca adotou em viagem a Ouro Preto, por sugestão de estudantes que lá o acolheram. Com o tempo, foi ganhando bordados. Eram quatro. Um deles: Não usem problemas. Não usem pobreza. Usem amor e gentileza. Carregava um estandarte com flores, bandeira do Brasil, catavento e dizeres. Assim justificava: "As flores são porque eu sou o jardim ambulante"; a bandeira, porque "é a mais linda do universo"; e o catavento, "para refrescar a mente da humanidade". 

Durante a Eco-92, colocou-se estrategicamente no caminho dos participantes. Queria que sua mensagem de amor chegasse a outros cantos do planeta. Por vezes foi confundido com mendigo. Quando alguém lhe oferecia esmolas, recusava: "Não quero seu dinheiro. Quero seu espírito para Deus." 

Em 1996, doente, passou seus últimos meses de vida na cidade de Mirandópolis, em São Paulo. Morreu em 29 de maio daquele ano, próximo à família.Em virtude do desgaste sofrido pelas pinturas de Gentileza ao longo do tempo e com seu falecimento, todo este patrimônio acabou sendo encoberto. Em 2000, o projeto "Rio com Gentileza" entregou à população carioca os Escritos Murais do Profeta Gentileza totalmente restaurados. A obra é considerada como uma das maiores expressões de arte mural pública, de caráter espontâneo, que se conhece na cidade.


Fontes: Almanaque Abril 
Projeto de Graduação de Mariella Lima Pimentel - Sem eira nem beira
(Por Larissa Pereira Fraga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário