segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Vida Cigana






Caracterizar o povo cigano é tão complexo quanto descobrir sua origem. Moradores do mundo que assimilam a cultura por onde passam, não apresentam padrão de língua ou religião. Cores, dança e misticismo os identificam  e em nada expressam a trajetória de preconceitos e perseguições que os forçaram a ser nômades.
O nomadismo foi incorporado à cultura e mesmo aqueles que hoje são sedentários fazem uso da moradia itinerante para transmitir valores e manter viva a identidade cigana na família.
Atualmente encontram dificuldade quanto à implantação dos acampamentos. As prefeituras não permitem o assentamento nos terrenos vagos ou cobram altos aluguéis por eles, embora haja muita discussão quanto aos direitos da raça e preservação da cultura são privados da plenitude de seu estilo de vida e são feitas expulsões de acampamentos ou promovidas perseguições gratuitas.
A lona amarela e tecido colorido compõem a estrutura de sua moradia, alguns possuem integrados automóveis que reforçam o caráter da migração. As cores vibrantes camuflam a dificuldade de se viver nestas barracas, onde são expostos a intempéries, falta de infraestrutura e dificuldade de organização.

“Quem pensa que cigano nômade vive cantando se engana, porque desconhece como se vive debaixo das lonas coloridas das barracas, nas periferias de grandes cidades, em terrenos baldios, sujos, sem luz nem água, conseguidos mediante pagamento adiantado, ou na beira de estradas movimentadas e barulhentas. E o que é pior, sem direitos civis, que deveriam ser uma condição de todos brasileiros. E, esta situação parece não ter fim, passe o tempo que passar, mudem-se as paisagens, transforma-se os costumes, reformam-se as leis.”
(Desabafo de Cezarina Macedo site: www.janella.com.br)

Apesar dos obstáculos fazem questão de viver em acampamentos, não priorizam a aquisição de imóveis, mas valorizam sua identidade e liberdade como nômades.

Fotos:Paulo Pepe

Letícia Oliveira

Um comentário:

  1. Curta sobre nomadismo e rotina cigana:
    http://www.curtadoc.tv/curta/index.php?id=148

    Letícia Oliveira

    ResponderExcluir