domingo, 27 de novembro de 2011

Projetos que buscam resgatar a dignidade dos moradores de rua

Enquanto grande parte da população age com indiferença em relação aos moradores de rua, há grupos que buscam resgatar a dignidade dessas pessoas, desenvolvendo projetos de auxilio, porém cada projeto tem objetivos específicos.

Alguns projetos tem como objetivo oferecer integração social e profissional a pessoas em situação de rua, através de oficinas de artesanato e exposição de peças, como o projeto Ruarte, desenvolvido pela rede de estacionamentos Estapar em parceria com o Fórum das Organizações que Trabalham com a População de Rua. O projeto promove exposições e comercialização dos materiais produzidos por moradores de rua, buscando locais e parceiros que apóiem a iniciativa. O trabalho desenvolvido nas oficinas ensina o morador de rua a transformar o que é tratado como lixo, em artesanato. Segundo a responsável pelo setor social da Estapar "o contato gerado a partir da venda do artesanato ajuda o morador de rua a se socializar pois, na rua, é difícil haver algum vínculo. Além disso, gera um forte impacto dentro das organizações que promovem o Ruarte, o que ajuda a fortalecê-la também", além disso, outro fator contribuinte para socialização do morador de rua, segundo ela "é que ele vê o valor do que produz e sabe que, o que aprende e faz, tem resultado e retorno financeiro, o que o faz se sentir de novo parte da sociedade".

Há também projetos que buscam alfabetizar esses moradores de rua, como o desenvolvido no município de Curitiba, por iniciativa da Fundação de Ação Social (FAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Porém, mesmo havendo uma proposta pedagógica de ensino que desde o início já sofreu várias alterações para atender as necessidades específicas desse público, ainda não está suficientemente adaptada. Além disso, a abrangência e a duração do curso são bastante limitadas, longe de resolver os problemas das pessoas que vivem nessa situação.

Outros projetos buscam amparar, esses moradores, como o Centro de Referência da População de Rua de Belo Horizonte que realiza um trabalho que pretende restituir a dignidade dessas pessoas, garantindo direitos e assegurando a cidadania dos freqüentadores do espaço, aberto à população de rua para lavar roupas, tomar banho, guardar pertences pessoais, ter acesso à internet, cineclube e biblioteca, além de oferecer oficinas de Cultura Popular e Mosaico.

Mas ainda assim, em meio a esses projetos desenvolvidos, muitos tentando, inclusive resgatar essas pessoas das ruas, muitos ainda optam por permanecerem na rua, pois fizeram dela seu espaço para habitar.

(Por Camila Dayanne Lira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário