quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Quem são os moradores de rua?


Moradores de rua são crianças, jovens, adultos, idosos que sofreram uma perda de alguma forma.
Perderam família...emprego... identidade... coisas que muitos nunca tiveram (perderam a chance de ter)...
A maioria é formada por homens que vieram de outros locais em busca de melhoria de vida. A maior parte trabalha em construção civil e com o fim do contrato acaba ficando sem ter onde morar e sem condição de voltar para o seu local de origem.
Muitos desses indivíduos...mendigos...cidadãos, tinham contato com a família. Os que são mais novos de rua, tem mais lembranças de sua origem, mas com o passar do tempo acabam perdendo essas referências e se tornando um ser solitário...
Com isso, surge a necessidade de formar novos grupos, que tem como integrantes parceiros parecidos, que tenham algo a oferecer, principalmente bebidas...
Mesmo na rua, essas pessoas não perdem algumas referências, como o sentido da troca. No livro Cidade de Papelão, o autor cita um catador, que ao ir ao bar pedir algo para beber dá ao dono do estabelecimento uma lantejoula que achou na rua.
Enfim, como diz na música Edvaldo Silva, já postada aqui no blog... Eu digo moradores de rua, mendigos ou não, são seres humanos, cidadãos com direitos (esquecidos) que acabam fazendo parte da paisagem da cidade (que ninguém quer ver), são feitos de pó como qualquer um e no fim vai pro mesmo lugar que todo mundo.... E pra você?

(por Jaqueline Torquatro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário